img-post
calendar October, 07/2021
Sem categoria

Sejam bem-vindos à nossa cozinha!

Por muitas vezes em eventos sobre securitização, me peguei fazendo uma mesma analogia quando o assunto era transparência: Da mesma forma que os consumidores brigaram para que tivessem o direito de conhecer as cozinhas dos restaurantes onde consomem, deveriam querer saber mais sobre as companhias securitizadoras emissoras dos CRI e CRA que adquirem.

A analogia talvez faça sentido para mim, pois sempre fui fascinada pelo ambiente da cozinha. Muito mais do que gostar de comer, a curiosidade pelo processo por trás de uma boa comida me levou a ler diversos livros sobre o assunto, conversar sempre que possível com chefs em restaurantes, e mais de uma vez exercer o meu direito de conhecer as cozinhas. Não por acaso, adoro os restaurantes com cozinha aberta, que são capazes de desviar meu foco de qualquer conversa para acompanhar a elaboração de um simples risoto de cogumelos.

Na minha opinião, o princípio de se conhecer o que se consome é amplo e também se aplica ao nosso mercado. O direito de conhecer “a cozinha” das companhias securitizadoras de certa forma já é até previsto legal e regulatoriamente, razão pela qual, inclusive, foram feitas sociedades anônimas de capital aberto. Mas mesmo após mais de 20 anos do início deste mercado, saber mais sobre como são os bastidores das companhias emissoras dos CRI e CRA ainda não está na lista de demanda de grande parte dos investidores (muito embora já esteja entrando nas prioridades do regulador).

 Mas então, por que abrir as portas da nossa cozinha? Porque acreditamos no potencial do mercado de securitização brasileiro, como elo importante entre a economia real e o mercado de capitais, sendo importante alternativa à financiabilidade de setores importantes da nossa economia como o imobiliário e o agrícola. Sabemos que para um crescimento saudável e sustentável, um melhor conhecimento da Securitizadora, seus processos e  produtos, será fundamental, seja para ampliação da base de investidores no mercado primário, seja para uma maior liquidez dos títulos de securitização no mercado secundário, o que por sua vez retroalimenta o primeiro ponto.

Como primeiro passo, lançamos hoje nosso portal, o Portal RBSec. Conectado diretamente ao nosso sistema de gestão de operações, buscamos disponibilizar informações da nossa empresa e das nossas operações de maneira transparente, fácil e tempestiva, permitindo que os distribuidores e investidores de nossos produtos estejam, a todo tempo, atualizados. E assim, abrimos as portas para que entrem na “nossa cozinha”, conheçam nossos chefs e sous chefs, entendam nossos processos de gestão, e acompanhem diariamente informações dos lastros, garantias, preços e demais obrigações dos nossos produtos.

Sejam bem-vindos, nos encaminhem sugestões para aprimoramento, e bon appetit!

TAGS
opea

Categorias

CRA CRI Externo Postagem Sem categoria Video

Tags

investidor opea securitização